Quinta, 06 de junho de 2019
A quarta edição do Global Exhibitions Day (GED) gerou grande interesse neste ano, com a participação de profissionais do setor de diversos países, impulsionados e apoiados pelas 41 associações parceiras. O grande número de participantes atesta o tamanho da indústria de exposições e o interesse conjunto dos profissionais do setor em promovê-la em todo o mundo.
Participação em cerca de 90 países e regiões
Profissionais do setor, empresas e associações de cerca de 90 países – em todas as regiões do planeta – participaram promovendo diversas ações. Este número foi um marco e consolidou o Global Exhibitions Day como a maior iniciativa de defesa e conscientização da indústria de exposições em todo o mundo.
“O GED é um símbolo perfeito para o nosso setor, um enorme sucesso baseado no trabalho em equipe, confiança e colaboração”, afirma o presidente da UFI, Craig Newman. “Ninguém pode ter sucesso sozinho em nosso setor. É ótimo ver todos que trabalham nesta indústria se envolvendo e criando uma série de atividades interessantes e incomuns para promover o setor”, completa.
Ampla gama de atividades
Parte do que torna a GED uma iniciativa tão empolgante é a enorme variedade de atividades desenvolvidas anualmente pelos profissionais da indústria (organizadores, locais, provedores de serviços e outros) em todo o mundo. Neste ano, novamente, houve um crescimento no número de atividades realizadas.
“Estou muito contente que o sucesso do GED19 serviu novamente para elevar o perfil do nosso setor. É uma maneira eficaz de mostrar ao mundo o impacto econômico e as oportunidades que a indústria da exposição oferece. Gostaria de agradecer pessoalmente a cada um de vocês que uniu forças para o GED19 e forneceu todas essas contribuições extraordinárias”, celebra Kai Hattendorf, Diretor Executivo / CEO da UFI.
Abaixo estão alguns exemplos de atividades que aconteceram no GED de 5 de junho de 2019:
Na Ásia-Pacífico, a IEIA organizou e coordenou vários eventos na Índia, incluindo uma campanha de limpeza em Mumbai, distribuição de roupas e alimentos para um orfanato em Jaipur, prêmio GED India e uma reunião para discutir a defesa de direitos para a indústria de exposições. Pela sexta vez, Macau acolheu o UFI-EMD (Exhibition Management Degree), um programa de educação onde instrutores e especialistas da indústria lideram sessões de e-learning.
Na China, o GICEC, o Hangzhou Venue, o Zhuhai Venue e o Poly World Trade Center criaram vídeos. A EEAA realizou fórum, conferência e um jantar para celebrar a data em Melbourne, Austrália. O encontro teve como foco ainda melhorar a sustentabilidade ambiental de eventos de negócios e promover carreiras no setor. A MACEOS, na Malásia, produziu um suplemento de mídia especial para ser publicado na mídia nacional com o apoio de players da indústria. A TECA realizou uma reunião de networking em Taiwan para discutir questões do setor.
Na África e no Oriente Médio, a AAXO e a EXSA organizaram um evento na África do Sul para celebrar o GED19 e a indústria global de exposições. O IIEC do Irã organizou uma cerimônia com cerca de 300 convidados, incluindo organizadores de feiras, associações e especialistas.
Na Europa, além de produzir mensagens para a ação “Voices of the Industry”, o IELA organizou o Projeto de Logística de Eventos (Project Logistics Horizon Project), uma campanha de coleta ativa de dados, com o objetivo de impulsionar estatísticas e conhecimento da indústria. A Feira de Zagreb organizou uma conferência internacional intitulada “Indústria de Feiras – Disruptor ou Disrupção?”. Os objetivos do evento incluíram a revelação do impacto das feiras nas economias, a exploração do potencial da indústria e o compartilhamento de conhecimentos e insights.
Outra conferência foi organizada pela AEFI na Itália, intitulada “Cooperação e Sustentabilidade: motores da mudança para as feiras italianas”. O evento incluiu um debate do presidente e vice-presidentes da AEFI sobre os temas da legislação setorial, desenvolvimento econômico e promoção do Made in Italy. Por último, mas não menos importante, a UFI publicou um novo relatório sobre iniciativas que apoiam os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas” (ODS da ONU), compartilhando 20 cases de melhores práticas na área.
Nas Américas, a IAEE liderou a “Exhibitions mean Business Coalition”, concentrando-se em reuniões com legisladores federais dos EUA para debater sobre a legislação que afeta a indústria de exibições nos EUA. A Messe Frankfurt Argentina, em conjunto com a AOCA, organizou um evento para apresentar os resultados de seu Barômetro de Impacto Econômico da Indústria.
As mídias sociais também foram um importante ativo do GED nesta ano para a comunicação e apoio. Seja no Facebook, no LinkedIn, no Twitter ou no WeChat, milhares de mensagens foram compartilhadas e comentadas. Foram ações que englobaram desde twittadas de apoio, passando por vídeos caseiros, e culminando em campanhas completas de empresas. Somente no Twitter, o GED atingiu um público inicial de 4 milhões de pessoas. Os números finais, detalhando o alcance on-line, estarão disponíveis na documentação do GED em algumas semanas.
Para mais informações sobre o GED19
Visite www.globalexhibitionsday.org para saber mais sobre o GED19. Você também encontrará a Ferramenta de relatórios on-line do GED, na qual você poderá ver as iniciativas inseridas por outras pessoas e ainda inserir as suas até o dia 21 de junho.
Prêmios Exhibition World / UFI GED para as melhores iniciativas
A UFI e sua parceira de mídia, Exhibition World, analisarão todas as atividades inseridas na ferramenta de relatórios on-line nas próximas semanas para selecionar as cinco iniciativas que consideram as vencedoras das seguintes categorias: Atividade mais criativa, Atividade on-line de perfil mais alto, Atividade física de maior escala, Prêmio Impacto na Indústria e Prêmio de Promoção de Talentos.
Como o GED sempre acontece na primeira quarta-feira de junho, o GED 2020 será realizado na quarta-feira, 3 de junho de 2020.
Associações de parceiros GED
As 41 associações parceiras do GED sob o guarda-chuva da UFI são: AAXO (África do Sul), AEFI (Itália), AEO (Reino Unido), AFE (Espanha), AFECA (Ásia), AFIDA (América Central e do Sul), AMPROFEC (México). AOCA (Argentina), AUMA (Alemanha), CAEM (Canadá), CEFA (Europa Central), CENTREX (Europa Central), CFI (Itália), EEAA (Australásia), EEIA (UE), EFU (Ucrânia), EMECA (Europa ), EXSA (África do Sul), FAIRLINK (Suécia), FAMAB (Alemanha), HKECIA (Hong Kong), IAEE (EUA), IDFA (Alemanha), IECA (Indonésia), IEIA (Índia), IELA (Global), IFES (Global), LECA (Líbano), MACEOS (Malásia), MFTA (Macau), PCEI (Polônia), RUEF (Rússia), SACEOS (Cingapura), SCEIA (China), SECB (Cingapura), SISO (EUA), TECA (Taiwan), TEA (Tailândia), TFOA (Turquia), UBRAFE (Brasil) e UNIMEV (França).
Fonte: Equipe de Comunicação | UFI - The Global Association of the Exhibition Industry