SEXTA, 29 DE MARÇO DE 2024|CONTATO

Executiva fala sobre a atuação da empresa no Brasil e as expectativas de mercado em 2019

Terça, 21 de agosto de 2018


Por Mariana Couto


Mônica Araújo, atual CEO da Messe Muenchen do Brasil e responsável pela chegada da promotora no País em 2017 ingressou no mercado de feiras e eventos a convite da UBM Brazil, onde atuou como Diretora de Marketing e, posteriormente após a aquisição da Feira Hospitalar pela promotora, a Direção Geral da feira. Formada em Tecnologia, Administração e Marketing, Mônica traz em seu currículo vasta experiência nas áreas de Novos Negócios, Produto, Marketing, Tecnologia e Inovação.


1. Fale um pouco sobre a história da Messe Muenchen no País.
A Messe München é uma empresa sediada em Munich, na Alemanha, e é relativamente nova com apenas 54 anos. Desde 2000 começou sua expansão internacional começando pela China, Índia, África do Sul e Rússia. Faltava o Brasil e, em 2017, em 17 de março criamos a Messe München do Brasil.

Nosso portfólio tem feiras em vários setores como construção e mineração, arquitetura, meio-ambiente, transporte e logística, eletrônica, alimentos e bebidas, esportes, joalheria, imobiliário, dentre outros.

Nossa entrada no mercado brasileiro por meio da parceria de longo prazo com a Sobratema, idealizadora da M&T Expo, feira de equipamentos e maquinas para construção e mineração, parte da Bauma, nossa marca global no setor de construção e mineração e literalmente a maior feira do mundo com 600.000 m². Em 2018, entregamos nosso 1º evento, a M&T Expo que aconteceu no último Novembro.

2. Em 2018, a Messe Muenchen do Brasil se tornou associada da Ubrafe. Qual a importância, para a promotora, em fazer parte da entidade?
Aceitei o convite de gerenciar a filial brasileira em Outubro de 2017 e quando cheguei vi que ainda não estávamos associados. Somos associados a UFI e como organizadores globais entendemos que estar presente em nossa associação local para discutir e propor ações no nosso mercado faz todo sentido. Então, nos afiliamos e esperamos poder atuar ativamente para as mudanças que entendemos ser necessárias no setor de feiras e eventos.

3. Conte um pouco como foi todo o processo de decisão para postergarem a M&T Expo 2018, que aconteceria no 1º semestre, devido à greve dos caminhoneiros.
As transportadoras não conseguiam sair das fábricas com os equipamentos e as máquinas para o centro de exposições e as pessoas estavam sendo agredidas. Além disso as seguradoras não estavam mais garantindo os seguros devido ao estado de força maior em São Paulo.

Visando a segurança de todos, os caminhoneiros envolvidos no nosso projeto, expositores, visitantes e trabalhadores envolvidos na montagem da feira, decidimos postergar no 3º dia de montagem mesmo sabendo que teríamos muitos prejuízos e nossos expositores e visitantes também. Essa decisão foi difícil, mas pensamos no bem-estar de todos antes e qualquer coisa. Isso é muito forte na cultura alemã a qual eu admiro.

4. Quais foram as expectativas e resultados obtidos da M&T Expo 2018 realizada em Novembro?
Estamos muito felizes com a entrega da M&T Expo, feira idealizada pela Sobratema, importante associação do setor da construção que completa 30 anos e nos presenteou com a possibilidade de sermos os parceiros escolhidos para darmos continuidade a esse projeto tornando-o parte da Bauma, nossa maior feira internacional. Entregamos em novembro a 10ª edição (a feira acontece agora a cada 3 anos, mas no passado já ocorreu a cada 2) num período em que rezamos para não chover. E não choveu, a única chuva que tivemos foi de buzinas, sinos e músicas de comemoração das vendas que nossos expositores fizeram durante os 4 dias de evento. Tivemos menos visitantes, pois estamos concorrendo conosco mesmo, pois na mesma semana aconteceu a Bauma Shagai com vários de nossos expositores se dividindo entre as duas feiras “bauma”, mas com os depoimentos que a visitação no Brasil estava muito qualificada o que nos deixou muito felizes porque investimos bastante para qualificar os visitantes. Acreditamos em ter também a melhor feira e não somente a maior.

5.Quais os planos e novidades para 2019?
O momento no Brasil agora após as eleições parece ser mais promissor e esperamos poder ter muito sucesso nos próximos anos. Como organizadores nosso principal objetivo é atender as necessidades do mercado, ou seja, de nossos expositores e visitantes.

Em 2019, focaremos no lançamento de uma nova feira que será realizada em 2020 que ainda não posso compartilhar muito, mas posso dizer que será um projeto de sucesso, pois terá o apoio das principais associações do mercado brasileiro e mundial e contará com um ciclo bianual que é desejado pelas empresas desse setor.

Além disso, estamos ampliando a parceria de cooperação com a FENASAN e com a Waste Expo por meio da nossa marca IFAT (meio-ambiente) e devemos estar mais presentes no segmento de meio-ambiente em 2019.

Outros projetos estão sendo estudados e avaliados, mas a certeza que temos é que viemos para ficar e fazer parte do mercado brasileiro e sul-americano, pois as relações e os projetos são de longo prazo e de investimentos significativos no Brasil.