SEXTA, 29 DE MARÇO DE 2024|CONTATO

Por Araceli Silveira, VP de Marketing da Informa Exhibitions​​​​

Quarta, 03 de outubro de 2018


A revolução digital trouxe transformações para todos os setores da sociedade e não poderia ser diferente no mundo das feiras de negócios. Com um público extremamente conectado e, cada vez mais, exigente e qualificado, os eventos precisam elaborar estratégias que contemplem o mundo digital para gerar engajamento junto aos visitantes. Além de impulsionar os negócios, isso faz com que as feiras sejam referência em tendências e conhecimento, permitindo ainda que os conteúdos gerados e trabalhados gerem repercussões para um público ainda maior.

É por meio das ferramentas digitais, inclusive, que as feiras são capazes de se relacionar com seus públicos estratégicos durante o ano todo através de pesquisas, conteúdos relevantes e dados do setor. Essa prestação de serviço cria vínculos e torna o evento fonte de conteúdo e troca de informações, principalmente no mundo B2B. De acordo com o estudo Tendências do Marketing de Conteúdo 2018, da Rock Content, 73% das empresas já exploram o conteúdo para aproximar relacionamentos e gerar novos contatos.

Referência em inovação e pioneirismo neste segmento, a Informa Exhibitions acredita que os canais digitais são instrumentos essenciais para que os eventos sigam sendo relevantes. Hoje, todas as feiras da Informa Exhibitions trazem o marketing de conteúdo e o marketing digital em seu DNA e por meio de hotsites, aplicativos exclusivos, webnars, e-books, vídeos, canais de conteúdo e páginas em redes sociais transformam a experiência dos visitantes em algo ainda mais significativo, unindo o mundo físico e o digital. Um exemplo recente de como esse conceito tem transformado os eventos foi o Espaço Maker, na ForMóbile 2018. Da área, dezenas de youtubers do setor de marcenaria gravaram seus programas, interagindo com o público da feira.

Internacionalmente, as iniciativas adotadas pela Informa do Brasil têm sido reconhecidas. A organizadora foi a vencedora do Prêmio UFI de Marketing que, desde 2001, reconhece iniciativas exemplares de marketing ligadas a indústria de feiras e negócios, além do primeiro lugar em duas categorias do programa GE Awards que premia as melhores práticas para criação de uma excelente experiência do cliente em seus eventos.

É a Era Digital contribuindo positivamente para o papel primordial das feiras: conectar pessoas e organizações.