SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024|CONTATO

A evolução de São Paulo no ranking é notável, tendo um aumento de 500% nos últimos 15 anos.

Quinta, 10 de maio de 2018



Ranking anual da ICCA (International Congress and Convention Association) divulgado no dia 07/05 reforçou a posição de São Paulo no mercado de eventos. Com 55 encontros realizados em 2017, a capital paulista se manteve como principal destino para congressos internacionais associativos no Brasil.

Em nível nacional, Rio de Janeiro (48 eventos), Florianópolis e Foz do Iguaçu (15 cada) apareceram logo atrás de São Paulo. A capital paulista figura ainda à frente de destinos mundiais consolidados, como Nova York, entre outros. No geral, o Brasil ocupa a liderança na América Latina, com 237 conferências recebidas no ano passado.

"O trabalho de pesquisa feito pelo Visite São Paulo, em paralelo a órgãos públicos e associações, é extremamente focado e de resultados múltiplos", detalha Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo. “Além de incrementar o ranking, que valoriza o destino e mostra sua capacidade de realizar eventos internacionais, a pesquisa gera novas prospecções e, em consequência, captações”, completa.

São Paulo: crescimento
Entre os principais destinos da América Latina que aparecem no ranking, 13 são nacionais e associados à Unedestinos (União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos). No total, essas cidades sediaram 190 encontros com perfil ICCA. Além dos municípios já citados, Brasília (13 congressos), Campinas (8) e Salvador (7) também se destacaram.


Sando: posição no ranking ajuda na captação
Vale destacar que eventos no perfil ICCA obedecem a uma série de regras. Entre elas, pode-se destacar o fato de serem internacionais, rotativos e associativos, além de estarem pelo menos na terceira edição.

A evolução de São Paulo no ranking é também notável. Em 2003, a cidade figurava na 80ª posição, com 11 congressos. Hoje, a capital está em 43º lugar mundial, com aumento de 500% em número de cadastros. "O destaque no ranking da ICCA reafirma São Paulo como uma das principais cidades do mundo. O mercado de turismo, eventos e viagens, incluindo o segmento de encontros associativos, incrementa a economia do destino", finaliza Sando.


Reportagem: Hotelier News