QUINTA, 18 DE ABRIL DE 2024|CONTATO

Em sua 14ª edição, maior evento para o setor em toda América Latina deve reunir 21 mil visitantes qualificados que entrarão em contato com 170 marcas expositoras.

Sexta, 16 de março de 2018



A ExpoPostos& Conveniência evolui para atender a um mercado que se transforma constantemente. Por isso, o evento chega em 2019 de cara nova, apresentando também uma nova identidade visual, mais leve e que sintetiza a conexão entre seus três principais segmentos: o mercado de combustíveis e lubrificantes, o setor de equipamentos e soluções e a cadeia de lojas de conveniência. A expectativa é de mais de 170 marcas expositoras, 21 mil visitantes qualificados e R$ 180 milhões em negócios gerados.

A 14ª Feira e Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência &Food Service acontecerámais uma vez no São Paulo Expo. O evento acontece de 13 a 15 de agosto do ano que vem, mas o contato entre os expositores, empresários e representantes do setor já começou.

“Estamos organizando um encontro cuja realização é um momento singular de networking, um agente catalisador para um mercado que atinge mais de 40 mil postos de combustíveis. Para a rede de lojas de conveniência, o cenário também é promissor. Seguindo os patamares de crescimento dos últimos anos, estimamos que 2017 encerrou com cerca de 8 mil lojas de conveniência no Brasil e R$ 7,6 bilhões em faturamento, com aproximadamente 45% das lojas localizadas na região Sudeste”, diz Marcelo Marino, diretor de Núcleo da Fagga | GL eventsExhibitions, organizadora da feira.

Paulo Miranda Soares, presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), destaca que "a ExpoPostos& Conveniência 2019 é o maior evento do setor no país e na América Latina. O segmento dinâmico da revenda requer atualização constante e a ExpoPostos traz ao empresário soluções tecnológicas e as últimas novidades do mercado em produtos e serviços. Revendedores, executivos, consultores e especialistas vão ampliar seus horizontes e conhecer as tendências de mercado com a programação de palestras do Fórum, que trará importantes painéis para estimular o debate sobre os temas relevantes do setor. Este evento também é uma oportunidade para estreitar relacionamentos, fazer novas parcerias e ampliar o networking".

“A ExpoPostos& Conveniência já é uma referência em nosso setor. É o momento em que reunimos toda a cadeia produtiva de downstream e compartilhamos conhecimento, tendências, boas práticas e inovações. A última edição, em 2017, foi um sucesso: a visitação e o número de expositores superou 30% de crescimento e a conversão em negócios seguiu no mesmo patamar. Isso só reforça o otimismo e o interesse dos empresários em investir em tecnologia e qualidade em produtos e serviços para o consumidor. Em 2019 nossas expectativas são ainda maiores e traremos muitas novidades ao público presente”, diz Leonardo Gadotti, presidente-executivo da Plural - Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência.

O evento também tem o apoio da ABIEPS – Associação Brasileira das Empresas de Equipamentos e de Serviços para o Mercado de Combustíveis e de Conveniência. “Para nós, a feira é um momento de celebrar o encontro com os clientes, onde as empresas do segmento têm a oportunidade de demonstrar todo portfólio de serviços e produtos, além de inovações e avanços tecnológicos. Para os visitantes, esta é uma oportunidade única de estar com fornecedores que atuam em seu setor, falam a sua língua e entendem a real necessidade do mercado brasileiro e latino-americano, que apesar de globais, têm fortes características regionais que devem ser bem conhecidas e analisadas. Vejo como momento muito relevante aos visitantes o Fórum, palestras e workshops de alto nível,que fazem da feira, também, um momento de reflexão sobre as direções para todos que atuam neste mercado tão desafiador – avalia o presidente da entidade, Ricardo Spinelli. Também observo que nossa indústria, apesar de centenária, se mantem em constante evolução. Em um mundo que a linguagem digital prevalece, mas ainda se convive com o analógico e o mecânico, os seus clientes finais das nossas empresas estão vivendo uma forte transformação de hábitos”.

Novos segmentos da feira

A organização do evento já calcula que mais da metade dos expositores da última edição pretendem não apenas participar em 2019, mas também aumentar o tamanho de sua área de exposição. “Esta é uma feira muito especial para o calendário de nossos parceiros, porque não existe um evento parecido no Brasil ou na América Latina. Nossa ideia, agora, é também expandir a ExpoPostos& Conveniência para outros segmentos, como a indústria automobilística, aviação e áreas de negócios internacionais”, prossegue Marino.

De acordo com a ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, o Brasil é o 7º maior consumidor de derivados de petróleo do mundo, e a demanda nacional por derivados de petróleo deve crescer 19% até 2026, já os biocombustíveis devem superar esse valor para atingir metas da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2015 (COP-21). Em 2017, a matriz veicular nacional foi composta por: óleo diesel, com 44,5% do total de participação, a gasolina tipo A, que somou 32,4%, o etanol, com 17,4%, biodiesel, 3,7% e GNV, 2%.

Diante do tamanho do mercado, motivos para o otimismo não faltam, vide também os resultados das últimas edições. “No último ano (2017) tivemos um crescimento de 34% em áreas comercializadas, com mais de 150 marcas. Também cresceu o número de expositores estreantes na feira, alta de 35%” - contabiliza o executivo da Fagga | GL eventsExhibitions. Não é exagero dizer que os números positivos se espalharam por todas atividades do evento, já que o Fórum da ExpoPostos& Conveniência teve alta de 20% no número de participantes.

No total, 21.600 visitantes qualificados estiveram presentes. Desse público, 91% declaram se decisores diretos nas compras de suas empresas.


Sobre a FaggaExhibitions
Líder no mercado de feiras no Brasil, a Fagga l GL eventsExhibitions atua há mais de 50 anos no país promovendo eventos de negócios e entretenimento em diversos segmentos da economia. Desde 2006, a empresa faz parte do grupo francês GL events, que lhe confere relevante diferencial competitivo por ser a única multinacional da América Latina a trabalhar em toda a cadeia produtiva de eventos. A Fagga se destaca também em inovação e antecipação de tendências – características que estão em seu DNA e são potencializadas com o permanente intercâmbio entre as operações da GL events em 20 países dos cinco continentes.