TERÇA, 16 DE ABRIL DE 2024|CONTATO

Confira a entrevista de Cassiano Facchinetti, diretor geral da Koelnmesse Ltda, empresa que agora faz parte do quadro associativo da Ubrafe e falou para a Entidade sobre as perspectivas da empresa no mercado brasileiro de promoção comercial.

Quinta, 18 de agosto de 2016


A Koelnmesse é uma das promotoras líderes no mundo na organização de feiras para as áreas de alimentos e tecnologia para a indústria alimentícia, móveis, design, bem-estar e estilo. As feiras Anuga, Anuga Food Tec, imm Cologne, LivingKitchen, ORGATEC, spoga + gafa, interzum e Kind + Jugend são conhecidas entre os atuantes do mercado internacional como o maior encontro dessas indústrias. Com 90 anos de experiência e conhecimento em exposições, o Centro de Eventos da Koelnmesse é hoje a principal plataforma de negócios para mais de 25 setores comerciais. São cerca de 80 feiras que recebem mais de 2,7 milhões de visitantes, de 220 países - e dois mil congressos, que atraem anualmente 340 mil visitantes. Desse total, 44 mil empresas, de 125 países. A promotora alemã também desenvolve e monta novas feiras de negócios com foco regional, em várias partes do mundo, incluindo o Brasil.


Confira a entrevista de Cassiano Facchinetti, diretor geral da Koelnmesse Ltda, empresa que agora faz parte do quadro associativo da Ubrafe e falou para a Entidade sobre as perspectivas da empresa no mercado brasileiro de promoção comercial.

1. Como a Koelnmesse lê o mercado neste momento?

Não há como negar que o setor de feiras foi afetado pela crise econômica que se instalou sobre o Brasil. Diante de um mercado grandioso, que gera R$ 16 bilhões de negócios por ano, o setor fechou com retração de 7% nas vendas em 2015, segundo a Ubrafe (União Brasileira dos Promotores de Feiras). No entanto, a Koelnmesse olha para o cenário brasileiro com boas perspectivas. Enquanto muitas empresas diminuíram suas verbas de marketing, cortando ou reduzindo investimentos, nós acreditamos na retomada do setor e, com planejamento estratégico, apostamos em pesquisas de mercado, em mais conteúdo relevante para clientes, em novas parcerias, na renegociação com fornecedores, tudo isso para manter a qualidade e o volume das nossas feiras. São investimentos como esses que geram um setor mais compacto, profissional e competitivo.

2. Quais as perspectivas que a empresa sente para o mercado para médio e longo prazo?

Estamos otimistas em relação à retomada da economia e retorno da confiança e dos investimentos no médio e longo prazo. Um país com uma economia desse tamanho e com um poder de consumo tão grande não pode ficar parada por muito mais tempo. E quando a retomada acontecer, a Koelnmesse Ltda. já tem a estrutura e as pessoas necessárias para crescer e acompanhar o desenvolvimento. E o negócio feiras será a ferramenta ideal para as empresas de comunicarem, estreitar relacionamentos, encontrar compradores e vendedores de todo o mundo e gerarem grandes negócios.

3. Existe algum plano de desenvolvimento da empresa?

O Brasil é o mercado mais importante para a Koelnmesse na América do Sul. Em 2013, mais de 150 expositores e 2.000 visitantes brasileiros participaram de nossos eventos em Colônia, na Alemanha, especialmente na Anuga e na ISM, por causa da forte indústria nacional de alimentos. Estamos expandindo fortemente nossas operações no Brasil, com estratégias que incluem a fundação de nosso escritório em São Paulo e a aquisição de novos eventos. Estamos investindo na estrutura no Brasil e a expectativa é lançar novos produtos nos próximos anos, por meio de projetos puros, com parcerias ou até mesmo aquisições. Desde 2014 , a Koelnmesse organiza no Brasil a feira de tecnologia de alimentos ANUTEC, em Curitiba. Em 2015, realizamos, junto com a FGV, o congresso UrbanTec no Brasil, no Rio de Janeiro. Também no ano passado, aumentamos o nosso portifólio de eventos, com a aquisição da Interfeiras que, até então, organizava a feira FIT 0/16 de moda infantil, em São Paulo. Em junho de 2016, lançamos uma nova feira do setor infantil: a Pueri Expo, inspirada na Kind+Jugend da Alemanha, maior evento de artigos infantis do mundo. Nosso objetivo é fortalecermos cada vez mais a nossa posição no mercado brasileiro de eventos, por meio da criação de novos projetos do zero, da compra de outras promotoras ou de novas parcerias.