SEXTA, 29 DE MARÇO DE 2024|CONTATO

Aprovada há pouco mais de um mês, resolução da ANEEL estabeleceu mais liberdade para a recarga de veículos.

Quarta, 08 de agosto de 2018


No mês de junho, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio da resolução normativa 819/2018, estabeleceu novas regras para a recarga de veículos elétricos, retirando o monopólio das distribuidoras de energia. A partir da nova norma, a ANEEL definiu que a recarga é um serviço prestado ao consumidor e não uma comercialização de energia elétrica.

“A distribuição da energia elétrica que chega até o ponto de recarga continua sendo realizada exclusivamente pela distribuidora local”, explica Nelson Fonseca, presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABDEE). Ou seja, o carregador dos veículos será considerado um serviço e as distribuidoras de energia continuarão mantendo sua receita por meio do uso do fio, que contará com um medidor no posto de carga, auxiliando na contagem da energia que passa por ele.

Quanto a oferta, como não se trata de um serviço regulado, caberá ao consumidor buscar o melhor preço, partindo da prática de livre mercado. Com isso, surgem novas possibilidades de negócios dentro do setor. “Como o serviço será prestado ao consumidor, qualquer pessoa que se interessar pode oferecê-lo”, complementa Fonseca.

O executivo comenta que o impacto direto dessa mudança na vida do consumidor vai depender da evolução do mercado. “Havendo um aumento da demanda é de esperar que a concorrência leve a preços mais módicos”. Ele também explica que a resolução deverá ser revista em três anos, podendo acontecer mudanças que a adequem ainda mais a realidade do momento.

Essa mudança pode ser uma ótima maneira de incentivar a mobilidade elétrica no país, aquecendo a economia. Com novas possibilidades de venda de energia, podem surgir novas empresas interessadas nesse mercado, como startups que buscam oferecer serviços e já se mostraram muito promissoras no Brasil. Isso significa mais opções ao consumidor, que poderá contar com mais escolhas na hora de comprar um veículo híbrido ou elétrico.

Essa resolução, assim como outras regulações e incentivos que estão acontecendo no Brasil, será tema de discussão no Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos (C-MOVE), que acontece nos dias 17 e 18 de setembro, em São Paulo. Além de discutir a já aprovada resolução da ANEEL 819/2018, temas como o Rota 2030, o PL 300 da cidade de São Paulo e outros marcos regulatórios serão base para discutir o papel do Governo no incentivo da mobilidade elétrica.

“Vamos reunir importantes especialistas de mobilidade elétrica e urbana, além da indústria automotiva, para debater novas perspectivas do mercado de veículos híbridos e elétricos. Sabemos que esse novo modelo de mobilidade ganhará força e queremos auxiliar no processo de preparação do Brasil para alcançar o patamar de nações internacionais. Os veículos elétricos já são realidade”, comenta Friedel Nimax, bussines manager do Veículo Elétrico Latino-Americano e do C-Move.

O Congresso está com inscrições abertas até o dia do evento. A Veículo Elétrico Latino-Americano é uma plataforma que reúne componentes, infraestrutura e serviços relacionados ao desenvolvimento da vida elétrica no país. A entrada na feira é gratuita mediante o credenciamento disponível no site do evento.

http://velatinoamericano.com.br/

Serviço
Data: 17 a 19 de setembro de 2018
Local: Transamerica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro - São Paulo/SP

Veículo Elétrico Latino-Americano

O Veículo Elétrico Latino-Americano é muito mais do que uma feira de negócios. O evento reúne os agentes da transformação da indústria automobilística em um só lugar e apresenta todas as soluções para mobilidade urbana, infraestrutura e políticas para veículos sem combustão. A exposição, em conjunto com o Seminário, está alinhada com as demandas do futuro e com o desenvolvimento das cidades mais híbridas do mundo. A fabricação de automóveis está mudando. O ronco dos motores está mais verde. E você precisa se preparar para esta nova vida elétrica.

NürnbergMesse Brasil

Responsável por promover os mais importantes encontros de fornecedores, distribuidores e revendedores do país em suas feiras de negócios, a NürnbergMesse Brasil é uma subsidiária do Grupo NürnbergMesse e uma das maiores empresas internacionais organizadoras de eventos e exposições no Brasil. A companhia movimenta diversos segmentos da economia nacional, com alto nível de profissionalismo e competência. Os principais eventos são Analitica Latin America, BIOFACH AMERICA LATINA, Brasil Cycle Fair, FCE Cosmetique, FCE Pharma, Glass South America, it-sa Brasil, PET South America, R+T South America, Salão Latino Americano de Veículos Híbridos e Elétricos e URB 360.

NürnbergMesse

O grupo NürnbergMesse é uma das 15 maiores organizadoras de feiras do mundo. Seu portfólio possui mais de 120 feiras e congressos internacionais e coleciona aproximadamente 40 pavilhões. Anualmente, cerca de 30 mil expositores (41% internacionais) e mais de 1,4 milhão de visitantes (24% internacionais) participam dos eventos organizados pela NürnbergMesse, que está presente, por meio de suas subsidiárias, na China, América do Norte, Brasil, Itália e Índia. O grupo ainda possui uma rede com cerca de 50 representantes, que operam em mais de 116 países.

Fonte: Comunicação da NürnbergMesse Brasil