QUINTA, 18 DE ABRIL DE 2024|CONTATO

Por Abdala Jamil Abdala, Presidente da Francal Feiras

Quinta, 01 de fevereiro de 2018


Ao longo de quase cinco décadas, a Francal participa do desenvolvimento da indústria brasileira de calçados e gera oportunidades para o mercado se promover e desenvolver. Evoluímos muito desde uma pequena feira regional do interior de São Paulo até chegar a um dos maiores eventos de negócios do setor calçadista no mundo.

Idealizada por um grupo de empresários da cidade de Franca e a Prefeitura local, com objetivo de promover a indústria de calçados masculinos, a Francal foi realizada nesta cidade pela primeira vez em 1969, permanecendo por lá até a década de 80. Em poucos anos a feira passou a ter prestígio nacional ao mesmo tempo que Franca foi se consolidando como um importante polo produtor de calçados masculinos, hoje reconhecido mundialmente. À época, a cidade do basquete também ficou conhecida como a cidade do calçado masculino.

A importância da Francal foi tomando proporções inimagináveis para aqueles tempos, a ponto de receber o então presidente da República Ernesto Geisel para a inauguração de sua sexta edição. Muitas outras personalidades do mundo político se deslocavam até Franca para prestigiar a Francal.

Imagem


A Francal tornou-se um acontecimento que mobilizava toda a Franca – da sociedade aos empresários do setor, funcionários das fábricas, enfim, a cidade toda vivia em função do grande evento do ano, que levava muita gente de fora e movimentava a região.

A feira cresceu tanto que a cidade ficou pequena, sem estrutura hoteleira e restaurantes suficientes para receber visitantes de todo o País e até compradores internacionais. Foi assim que em 1983, em uma atitude visionária e ousada, os dirigentes transferiram a feira para São Paulo, já sem a participação do governo municipal, e dando o pontapé inicial a uma trajetória meteórica.


Em São Paulo, foi realizada inicialmente no Hilton Hotel, depois foi para o Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera de 1984 a 1990 e para atender a demanda crescente de área de exposição migrou para o Anhembi (1991 a 2015), onde pôde utilizar a capacidade máxima deste pavilhão. Foi realmente uma ascensão surpreendente. Atualmente, acompanhando os movimentos do mercado, é realizada no Expo Center Norte desde a edição de 2016.

A feira de calçados continua sendo nosso carro-chefe e completa sua 50ª. edição no próximo ano. Um evento inspirador, totalmente inovado e alinhado ainda mais com os anseios do varejo. A Francal, a Feira do Verão Brasileiro, é o grande ponto de encontro do setor, gera os melhores negócios do ano para a indústria e o comércio e promove amplamente a moda em calçados e acessórios.

A partir desta história de sucesso e com grande visibilidade na maior metrópole do Brasil, tornou-se Francal Feiras, uma empresa especializada na promoção de feiras de negócios passando a promover eventos de outros segmentos como brinquedos e instrumentos musicais, e hoje atua em dezesseis diferentes setores da economia.