SEXTA, 29 DE MARÇO DE 2024|CONTATO

Evento, realizado ente os dias 9 e 12 de maio, no São Paulo Expo, mostrou como superar momento difícil do mercado vidreiro

Quarta, 16 de maio de 2018


Depois de quatro dias intensos de muitos negócios, a Glass South America provou sua importância para o setor vidreiro, de arquitetura, construção, engenharia e decoração. Com crescimento de 10%, os 14.100 visitantes deixaram para trás o receio e a crise econômica do mercado e fizeram grandes acordos com as 215 marcas expositoras. Espalhadas por cerca de 25.000m², as empresas apresentaram as últimas soluções e tecnologias inovadoras para os diversos setores atendidos pela feira, como fabricantes de vidros plano, beneficiadores, maquinários, ferragens e acessórios, entre tantos outros produtos.

O resultado positivo foi unânime. “A feira está ótima. Os clientes que chegam no estande estão muito objetivos e já concretizamos muitas vendas. A mudança de local foi um ótimo acerto, ficou muito melhor para a exposição e recepção das máquinas. Esse ano, trouxemos novidades para a biseladora Schiatti e a mesa de corte Macotec, além de novidades na linha de acessórios. Também estamos com nosso parceiro aqui no estande, a fabricante alemã Bohle", ressalta Neide Gusmão, diretora da Gusmão.

Já a Blindex, uma das maiores vendedoras de box do Brasil, participou pela primeira vez do evento com estande próprio, e o investimento valeu a pena. "Estamos muito satisfeitos com a feira. Desde a abertura até o final do dia passamos o dia inteiro atendendo, isso nos surpreendeu. O público que vem ao nosso estande é bem qualificado, isso é muito bom. Sempre sentimos falta de estar em uma feira como a Glass South America, que é a maior da América Latina, por isso esse primeiro ano como marca é uma conquista muito grande para nós", felicita Glória Cardoso, gerente de marketing da Blindex.

O reconhecimento do público frente às mais tradicionais marcas ficou estampado logo no primeiro dia de exposição. Em uma casa nova, a edição de 2018, no São Paulo Expo, proporcionou muito conforto e recebeu de braços abertos os profissionais do setor, que puderam circular por ruas largas, organizadas e com temperatura agradável. A qualificação dos visitantes e a forte presença da América Latina foram os destaques da visitação.

Moreno Magon, vice-presidente do setor de vendas e serviços da Glaston, também saiu satisfeito com os resultados e ressaltou a importância do evento. “A Glass South América é muito importante para as empresas do mercado da construção e arquitetura por apresentar os novos produtos e inovações tecnológicas do setor vidraceiro e de equipamentos. Hoje, o evento é uma realidade em nível latino-americano e uma das feiras mais importantes do mundo”.

O peruano Ausoberto Alva, gerente geral da Corporación Limatambo, foi um dos muitos representantes latino-americanos a visitar o evento. “Aqui se concentram todos os fabricantes de vidro e de máquinas, além de empresas que participam de outras etapas da transformação do vidro. O mercado sempre está mudando e queremos estar na vanguarda disso, por isso participamos da Glass South America. Além disso, conseguimos colher tendências da América Latina e da Europa em um só lugar”, opina. A audiência brasileira também se surpreendeu com tudo o que foi apresentado. “Além de encontrar empresas que fornecem o que precisamos, também descobrimos outras necessidades. Fizemos contato com empresas que não conhecíamos”, diz Bruno Silveira, vendedor.

Além da exposição, as atrações paralelas também contribuíram para o sucesso do evento. A começar pelo Vidro em Ação, iniciativa da Abravidro em parceria com a Falcão Bauer e apresentada pelo especialista Gabriel Batista, do Portal Setor Vidreiro, que reuniu vidraceiros, arquitetos e profissionais do setor para os ensaios em vidros temperados, laminados e aramados. Realizados a cada hora, o espaço recebeu, em média, 70 pessoas a cada rodada que se surpreenderam com os testes.

“O Vidro em Ação veio para complementar esse espaço de geração de negócios e torná-lo também um espaço de conteúdo e informação”, explica Vera Andrade, coordenadora técnica da Abravidro. A entidade explica que o espaço é uma oportunidade de o setor conhecer o desempenho do vidro de uma maneira mais técnica. O apresentador, Gabriel Batista, também compartilha da mesma opinião e relata que os visitantes acompanharam tudo com olhos atentos. “Esse espaço é uma oportunidade única do vidraceiro ver como cada tipo de vidro reage a cada situação e como ele pode conhecer melhor as especificações e normas. Fico muito feliz por estar aqui e fazer parte disso”, celebra.

Outra iniciativa de sucesso foi a realização do Glass Façades Day dentro da feira. Com o objetivo de debater o uso eficiente do vidro nas especificações de faixadas, o encontro reuniu arquitetos, consultores e profissionais da indústria vidreira, que debateram temas como eficiência acústica e as infinitas possibilidades de aplicação do vidro. “Nosso objetivo era conectar as três pontas: arquitetos, construtores e indústria e acredito que conseguimos”, celebrou Fernando Munglioli, publisher da Revista Projeto e um dos idealizadores do Glass Façades Day. “Acho importante o comprometimento do setor em unir os agentes da indústria e discutir normas de certificação e aplicação. O encontro agregou muito ao setor da construção civil", opina Luiz Jorge Pinheiro, consultor da Abividro e participante do encontro.

A positividade e o sentimento de missão cumprida se fizeram valer por todo pavilhão. "Foi unânime que a Glass South America foi muito positiva. Muitos expositores fecharam negócios. Essa edição superou muito a última, está mais profissional e os vidraceiros estão muito contentes com as informações e novidades que encontraram. Estamos com grandes expectativas para 2020, devido ao grande evento que realizamos esse ano", conclui José Domingos Seixas, presidente da Abravidro.

“Sentimos e acompanhamos de perto os momentos delicados que o mercado enfrentou, mas sabíamos que era hora de olhar para frente e investir pesado para incentivar o setor. A Glass South America 2018 comprovou sua importância na fomentação de negócios em toda América Latina. Juntos, vamos fazer com que o mercado retome os índices positivos”, finaliza João Paulo Picolo, presidente da NürnbergMesse Brasil, que já adianta a data para a próxima edição, de 03 a 06 de junho de 2020.